quinta-feira, 3 de setembro de 2015

#Opinião - Privacidade x Big Data, e o Windows 10


Não é brincadeira pouca o que anda acontecendo com relação as questões de privacidade desde o lançamento do Windows 10.
Os usuários não fazem ideia do quanto seus hábitos e suas rotinas estão sendo devassadas de forma automática pelo novo sistema da Microsoft Corp.

Não que isto seja grande novidade, pois a coleta de dados é uma rotina em absolutamente todas as gigantes do mundo da tecnologia. Não há um só aparelho atual que escape.

A grande questão reside nas tecnologias aplicadas e na profundidade com que a Microsoft consegue alcançar através de seu sistema proprietário, utilizando técnicas keylogger e outras, que se forem desenvolvidas por uma pessoa comum resultam em processos sérios e cadeia em qualquer canto do planeta.

Sim. Estou afirmando que a empresa Microsoft Corporation se utiliza de tecnologias de Hack e Crack para construir seu Big Data - e têm liberação governamental para isso - óbvio que no dia em que seu governo resolver enviar o ofício de segurança nacional a empresa terá que entregar estes dados, que incluem absolutamente tudo sobre o usuário, como histórico de localização e trajetos, histórico de navegação e cliques, senhas de todos os sites acessados pelo sistema (inclua aí suas senhas bancárias MESMO UTILIZANDO TECLADO VIRTUAL), registros de vídeo, fotos, logs de conversas criptografadas, conexões remotas (mesmo aquelas configuradas como anônimas) registro de cada tecla digitada, cada música ouvida, cada like, cada share... ou seja, T.U.D.O.

Isto significa que na visão desta empresa (e com certeza a visão desta empresa se emparelha a todas as outras do ramo, independente de posições pontuais ou pseudo-divergentes) o Big Data que estão gerando é mais importante que quaisquer outras iniciativas que já tenham tomado com relação aos usuários. Sabemos que para o mercado o Big Data é a chave para o futuro - não há um conselho de grande empresa que não decida focar atenções nesta construção, pois ela significa poder, na forma mais asséptica da palavra - e não possuir uma base comparável a da Google, por exemplo, significa que uma empresa estará sujeita a esta outra (leia-se irá se tornar uma refém de seus serviços), por razões óbvias.

Estamos então falando de sobrevivência de grandes corporações no médio e longo prazos. Papo que leva mesas diretoras a tomar decisões de vida ou morte, literalmente.


Saindo da superfície das interfaces de alto nível, e aprofundando no hardware de qualquer aparelho encontraremos mais e mais camadas de suporte a tecnologias de invasão - Foi o que avisei anos atrás sobre microcódigos embutidos, UEFI, SafeBoot, que na verdade não passam de proteções para a codificação "embedded" nos chips, ao contrário do que foi anunciado como sendo tecnologias anti-malware, estas tecnologias são, na verdade, escudos para proteger malware proprietário. Simples assim.

No que diz respeito ao Windows 10, a coisa realmente complica quando alguém cai na besteira de adquirir um computador novo de grande marca com este sistema pré-instalado, pois temos aí DUAS grandes empresas colatando dados: de um lado, a montadora, e sua codificação "OEM", garantida por contrato com a própria MS e as fabricantes de softwares contoladores de chip's em baixo nível, e do outro, a MS no nível mais alto recoletando e processando estes dados à sua maneira. Raciocinar sobre isto pode levar a um nó no cérebro. Como são estes contratos entre grandes corporações? de que forma é possível ter duas, três ou até mais empresas coletando seus dados ao mesmo tempo, sem que haja interação e troca de informações entre seus softwares? e por qual razão as EULA não especificam estes fatos, simplesmente repetem seu discurso de que garantem que os dados não serão entregues a terceiros? garantem como?

Complicado.

Ainda mais se começarmos a raciocinar a Internet das Coisas (IoT) e o número de grandes corporações envolvidas com a tecnologia voltada ao Big Data.
O que dizer ou fazer quando a SmarTv começar a gravar momentos familiares sem prévia liberação dos próprios donos? (isto já ocorre)
O que dizer ou fazer quando o grande público consumidor realizar que os produtos que estão consumindo não são realmente seus, são tão somente ferramentas - bem caras por sinal - da indústria para construir uma enorme grade de informações pessoais a seu respeito, travestidas de eletrodomésticos, carros, gadgets e até mesmo roupas? você pagaria quanto para ser espionado dentro de sua própria casa?

Seria o aviso da chegada de mais um momento de ruptura, mas a Internet Quântica periga chegar antes, e com ela, adeus quaisquer chances de disseminação livre de informações e conhecimentos entre os comuns, adeus propósito original da grande rede. Bem vindo mundo novo, onde só terá acesso aquilo que o algoritmo Big Data resolver ser aquilo o que você precisa ver, e com certeza, consumir. Todo resto é inútil, do ponto de vista comercial ou industrial. E a Internet caminha para se tornar uma rede 100% comercial.

Não, não é teoria da conspiração sem fundamentos. É o óbvio que está aí na cara de todo mundo, mas que a grande maioria continua insistindo em ignorar, por mais que se grite a verdade em seus ouvidos.

As grandes indústrias estão apostando forte na mediocridade e idiotização generalizadas através da oferta de consumo assistido pela captura de informações pessoais, e pelo jeito estão certas em suas estratégias.

O sonho da grande rede de mentes conectadas trocando informações úteis e necessárias está próximo do fim, sem sequer ter alcançado seu segundo degrau na escala de tantos a que se propôs.

E a culpa irá recair sobre os comuns, mais uma vez, por aceitarem passivamente tais absurdos, por escolherem a cegueira ao invés da inteligência óbvia necessária.

Ainda há tempo? Há. Pelo menos de se tentar resgatar uma parte desta massa e também de se criar uma estratégia e alternativa fora da indústria atualmente estabelecida. Ainda há tempo até de tentar uma rede alternativa, por exemplo.

De pouco a pouco, caminhamos para os futuros ridículos e temerosos das ficções científicas anos 80, sem perceber estarmos ao lado da chance de materializar o que por toda história humana foi chamado de utópico, impossível - a grande grade de mentes pensantes, o grande consciente comum coletivo.

Seguimos acompanhando as noticias e o desenrolar destes movimentos. BigData, Cyberwar, Quantum Internet, Microcodes, IoT.

Se por enquanto tudo que podemos fazer é trabalhar para buscar esclarecer e alertar ao máximo de pessoas, então é o que faremos.

-*-

Algumas informações relevantes, retiradas da web esta semana:


O Windows 10 tem um sistema de telemetria que envia dados de 5 em 5 minutos para:

vortex.data.microsoft.com
vortex-win.data.microsoft.com
telecommand.telemetry.microsoft.com
telecommand.telemetry.microsoft.com.nsatc.net
oca.telemetry.microsoft.com
oca.telemetry.microsoft.com.nsatc.net
sqm.telemetry.microsoft.com
sqm.telemetry.microsoft.com.nsatc.netdf.telemetry.microsoft.com
reports.wes.df.telemetry.microsoft.com
cs1.wpc.v0cdn.net
vortex-sandbox.data.microsoft.com
pre.footprintpredict.com

Tudo o que você digita é armazenado em arquivos temporários, estes são enviados uma vez a cada trinta minutos para:

oca.telemetry.microsoft.com.nsatc.net
pre.footprintpredict.com
reports.wes.df.telemetry.microsoft.com

Assim que a sua WebCam é ligada aproximadamente 35 Megas de dados são enviados para:

oca.telemetry.microsoft.com
oca.telemetry.microsoft.com.nsatc.net
vortex-sandbox.data.microsoft.com
i1.services.social.microsoft.com
i1.services.social.microsoft.com.nsatc.net

Cortana, quando ativada, também irá transcrever tudo o que você fala para arquivos de texto e irá enviá-los para:

pre.footprintpredict.com
reports.wes.df.telemetry.microsoft.com
df.telemetry.microsoft.com
Tudo o que é falado no Microfone é automaticamente transmitido para:
oca.telemetry.microsoft.com
oca.telemetry.microsoft.com.nsatc.net
vortex-sandbox.data.microsoft.com
pre.footprintpredict.com
i1.services.social.microsoft.com
i1.services.social.microsoft.com.nsatc.net
telemetry.appex.bing.net
telemetry.urs.microsoft.com
cs1.wpc.v0cdn.net
statsfe1.ws.microsoft.com

As versões 7, 8 e 8.1 receberam pacotes de atualização que ativam parte destas tecnologias nestes sistemas, segue a lista de KB's:


kb:3068708
kb:3022345
kb:3075249
kb:3080149

(útil)
Nestes sistemas, é possível (com privilégios de administrador) remover tais updates, via painel de controle.
Seguem os comandos (DOS) para o mesmo fim:

wusa /uninstall /kb:3068708 /quiet /norestart
wusa /uninstall /kb:3022345 /quiet /norestart
wusa /uninstall /kb:3075249 /quiet /norestart
wusa /uninstall /kb:3080149 /quiet /norestart

Depois de feito, vá até a lista de updates e marque cada uma delas para ignorar atualização, utilizando o botão direito do mouse, para evitar que sejam automaticamente reinstaladas quando reiniciar o seu sistema.

-*-

P.S: Eu não irei colocar referências ou fontes neste post. Uma busca rápida na web irá resultar em dezenas de páginas e artigos sobre o tema. Aqui reuni uma parte mínima do assunto simplesmente para ilustrar minha opinião, sem intenções de copyright. Todo este conteúdo é público, sem dono - pois todos são donos de toda informação - como deve ser.

.
Paz
.